Imagem capa - 12 Motivos Para Você Mudar Sua Foto De Perfil! por Ricardo Leão
Coaching de Imagem

12 Motivos Para Você Mudar Sua Foto De Perfil!

Se você usa as redes sociais para trabalhar essa é uma leitura obrigatória! As coisas estão mudando rapidamente na forma como nos comunicamos com nossos clientes, a cada dia a presença nas redes sociais de forma ativa é imprescindível para a sobrevivência de seu produto ou serviço. Só estar lá, não basta! Foi-se o tempo em que sentávamos na sala assistindo a novela e éramos bombardeados pelos comercias, queiramos ou não, essa foi por muito tempo a ferramenta de marketing mais eficaz. Hoje para se destacar diante da concorrência você precisa SER A NOVELA! 


Estamos na era da EXPERIÊNCIA, e compramos não importa o valor o que nos traz um retorno afetivo, a melhor experiência que nosso dinheiro pode pagar. Não importa só produto, ou serviço, mas sim o prazer que ASSOCIAMOS a ele, não importa mais a marca da coca-cola, ou mostrar alguém satisfeito bebendo aquele viciante liquido preto, hoje sim, importa mostrar que reunir os amigos na sala para comemorar com pizza e coca-cola é o mais importante! 


A Porta de entrada


Para EXISTIR aos olhos do consumidor nos dias de hoje é necessário estar constantemente em evidência nas redes sociais, fato esse que faz da sua foto de perfil a porta de entrada desse "mundo novo" algo de extrema importância. Essa superexposição da imagem, vem criando uma grande procura por fotógrafos profissionais especializados em retrato, cujo objetivo é tirar fotos de perfil profissional, utilizando-se de técnicas específicas. Nesse caso, ouvir o cliente, focar nas suas qualidades interiores, ser o mais natural possível; tudo isso com o intuito de que os registros possam ter resultados práticos no mercado de trabalho, mas, acima de tudo, com verdade e com a mais naturalidade possível.



Segue, uma lista com os motivos que, segundo especialistas, tornam as fotos de perfil tão importantes nos dias atuais. Tanto como uma arma para as conquistas profissionais, como para o desenvolvimento de relacionamentos. Baseado nas ideias do post realizado por Nizar Escandar 



1. Acessibilidade

Uma foto profissionalmente elaborada, por profissionais que lidam especificamente com esse nicho, pode aumentar em até 65% as chances de alguém ler na integra uma mensagem ou um currículo de um indivíduo. Isso se dá, entre outros motivos, pela dificuldade que se tem nos tempos atuais de se debruçar sobre um texto, fazendo com que uma imagem facilite a decisão.



2. É atrativo

Muitos profissionais em psicologia já se debruçaram sobre essa questão, a de saber por que uma foto pode ser tão atrativa. Para alguns há, imediatamente, uma sensação de familiaridade, de que está diante de algo familiar e que, portanto, não precisar temer.



3. Desperta curiosidade

Sem sombra de dúvidas é uma das grandes vantagens utilizadas pelo mercado de trabalho, em relação às fotos que são publicadas, principalmente, em redes sociais. É o caráter de curiosidade que ela desperta, pois, imediatamente, surge uma espécie de ligação entre a imagem e o negócio executado pelo indivíduo.





4. Transmite segurança

Sem dúvida, há uma sensível diferença entre exibir ou não uma foto de perfil nas redes sociais, tanto para o objetivo de chamar a atenção do mercado de trabalho, como para começar relacionamentos, que muitas vezes pode servir, mesmo que indiretamente, a fins profissionais. O fato de mostrar sua imagem em um perfil, já significaria uma disposição para correr riscos, uma qualidade imprescindível para quem pretende ingressar nesse tão acirrado e disputado mercado de trabalho.



5. Causa empatia

De acordo com o Michaelis, empatia significa: “projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer cognitivo […]”. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que está sentindo. Significa dizer que, a importância de uma foto de perfil, seja ela em redes sociais ou em outros meios, pode ocasionar uma identificação entre o observador e o observado, algo que não acontece através do que se vê escrito numa descrição.



6. É um fator de humanização

Já é sabido como o fator de humanização em qualquer representação, inclusive numa foto de perfil em redes sociais, configura-se como uma arma eficientíssima quando o assunto é atrair a atenção de outro ser humano. Uma foto humanizada traz uma ideia de proximidade entre ambos, uma sensação de que ambas as necessidades possam ser atendidas, que nasce ali uma cumplicidade que, para fins de mercado de trabalho, pode identificar a atuação de um indivíduo envolvido em situações que só um ser humano pode enfrentar.


7. Transmite autoconfiança e profissionalismo

A importância de uma foto de perfil em uma rede social, se adequadamente trabalhada por profissionais especializados, pode ser imensurável, na medida em que revela no profissional, de imediato, as características que uma determinada organização necessita. Isso é feito através de um trabalho de postura, colocação adequada do olhar, posição da cabeça e dos ombros, e tudo o mais que transmita autoconfiança e vontade de utilizá-la na instituição ou no mercado de trabalho como um todo.





8. Atinge mecanismos cerebrais

Pesquisas científicas bastante respeitadas garantem que o tempo que uma pessoa precisa para gostar ou não de uma determinada imagem não ultrapassa 1/10 de segundo. Isso significa dizer que, esse é o tempo que uma imagem tem para agradar determinado indivíduo sob pena de que, este, resolva passar à frente em suas buscas e esquecer definitivamente a sua foto vista a pouco tempo em uma determinada rede social. Logo, se a foto de um perfil em redes sociais, é elaborada de forma a impressionar à primeira vista, sairá na frente na concorrência pela visualização.



9. Ela diz muito sobre quem você é

Uma foto de perfil, seja ela para redes sociais com o intuito de desenvolver relacionamentos ou para marcar presença no mercado de trabalho, pode ser responsável por revelar entre 80% e 90% de quem você é. Quando esta foto é trabalhada por especialistas, por exemplo, as chances das suas melhores características serem utilizadas positivamente são muito maiores. Pode parecer um exagero, mas o que diz muitos especialistas é que a ausência de uma foto no perfil de uma rede social pode significar timidez ou algo a esconder ou até mesmo desinteresse.


10. Causa boa impressão

Esse tópico tem mais a ver com as fotos que são trabalhadas por profissionais em fotografia que se dedicam em valorizar as características próprias de cada indivíduo, buscando essas características e superdimensionando-as, para que o resultado tenha naturalidade e ao mesmo tempo um toque artístico. Cabelos socialmente arrumados, uma inclinação estratégica da cabeça, micro expressões faciais ; além de maquiagem, cabeleireiro e outra gama de profissionais, podem proporcionar uma excelente boa impressão, confirmando, portanto, a importância de uma foto de perfil nas redes sociais visando o mercado de trabalho.



11. Causa fidelidade

Uma foto de perfil postada por um bom tempo nas redes sociais tem o poder de causar o hábito nas pessoas. De tantas vezes que a verá exposta ali, ela se transformará numa espécie de marca pessoal, com caráter de familiaridade e confiança. De tanto que uma imagem é exposta ela acaba fazendo parte de um contexto e confundindo-se com o espaço de uma rede social. Entra aí a curiosidade devido à insistência na divulgação e a vantagem em relação a outros perfis que estão sempre aparecendo e desaparecendo enquanto você continua firme. De tanto que a sua foto de perfil é vista em uma rede social, por exemplo, pode-se criar uma relação entre aquele indivíduo, mesmo desconhecido, com uma necessidade para a vida ou até mesmo para uma determinada empresa.



12. Inspira confiança

Para esse tópico é fundamental a participação dos profissionais em fotografia que tratam de produzir fotos de perfis para redes sociais, como: Linkedin, Facebook, Instagram, entre outros. Esses profissionais utilizam técnicas que podem fazer uma pessoa comum aparecer na foto de forma mais descontraída e inspiradora de confiança. Eles utilizam técnicas que posicionam adequadamente os ombros e o rosto, que devem ser fotografados harmoniosamente.





UFA! Chegou até aqui!


Vamos lá, hora de sacudir a poeira de sua foto, e agitar os perfis de sua rede social, marcar presença de forma eficaz e começar a colher os frutos. A mudança sempre começa dentro de nós e assim o mundo nos percebe, nos diferencia da maioria. Posso afirmar que o efeito de uma foto de perfil bem trabalhada vem acompanhada de grandes resultados, oportunidades para você se posicionar a frente da concorrência seja qual for o produto ou serviço que ofereça.


Vou adorar ajudar você nesse caminho, construindo uma imagem que represente todas as suas qualidades e valores como profissional. Vamos passar uma horinha juntos e  nos divertir! 


E aí? Bora marcar uma sessão? 


Você pode CLICAR AQUI  ( Tem um presente para você lá ), então é só preencher um pequeno formulário que entrarei em contato com você. Se preferir me envie uma mensagem por WhatsApp (21) 9.8282.0585. 


Te vejo em breve, e obrigado pelo seu tempo!