Imagem capa - 12 dicas para seu ensaio de gestante ser inesquecível  por Ricardo Leão
Dicas Gestante

12 dicas para seu ensaio de gestante ser inesquecível


O ensaio de gestante é a concretização desse momento raro e mágico na vida de uma mulher. O resultado não são apenas lindas fotos, mas ali, naquelas imagens, contém inúmeras histórias de vida, de caminhos percorridos. Uma infinidade de sentimentos. Alegria, euforia, medos, ansiedades e o mais importante, o amor incondicional que nasce com a chegada de nossos filhos. Agora tudo gira em torno desse pequeno ser que não vem com manual de instruções, mas que dedicaremos todos os nossos esforços e atenção para fazê-los felizes. É a mais linda história que se inicia no ventre e ficará guardada para sempre em lindas imagens. As primeiras páginas do resto de nossas vidas. Memória, sentimento eternizado! 






1)  Atenção, carinho, sensibilidade e paciência. A escolha do fotógrafo. São características essenciais para um fotógrafo de gestantes, pois esse é um momento muito especial, que requer todas essas atenções para que a futura mamãe sinta-se confortável, segura durante a sessão de fotos. De preferência por fotógrafos especializados em ensaios de gestantes, essa experiência ajuda muito na condução do ensaio e no resultado final. Preste atenção na abordagem, nas primeiras conversas, no modo que ele transmite as informações para você.





2)  Não existe uma barriga igual a outra. Quando fazer o ensaio? Não é o tamanho da  barriga que marca a data do ensaio, mas sim como você está se sentindo fisicamente o fator mais importante. Depois da semana 28, as transformações são sentidas com mais intensidade a cada semana, então comece a ficar atenta aos sinais. Ensaios são cansativos por mais que a gravidez de essa sensação de super poder, o ideal é não deixar para as últimas semanas de gestação, isso pode causar uma certa frustração na mamãe ao sentir-se exausta no meio do ensaio. A maioria dos ensaios ocorrem entre a semana 30 e 34, mas claro que existem exceções a regra, já fotografei mamães com 38 semanas, e como uma disposição que me deixou cansado. A dica é, preste atenção nos sinais!






3)  Precisa refletir você! A escolha do local. Estúdio ou externo? os dois? Tradicionalmente os ensaios costumam ser feitos em parques e praias, mas as fotos em estúdio estão ganhando espaço na preferência das mamães. Conforto é o maior atrativo. O ar-condicionado neste verão, é fundamental rsrsrs… ainda mais sendo este um período onde as mamães sentem mais calor do que o normal. O estúdio reflete melhor a intimidade desse momento, transporta nosso foco e olhar para a barriga e não para o entorno e ainda tem a possibilidade de personalizar com a sua cara. Ensaios externos tem o cenário como grande atrativo, são mais cansativos pois andamos mais procurando os lugares e precisam acontecer pela manhã bem cedo, evitando assim muitas pessoas no local e o principal, a melhor luz para as fotos, geralmente preferido pelas mamães/papais mais tímidas. Quer fazer os dois? A dica é, em datas diferentes, faça o primeiro externo na semana 30 e o estúdio na semana 34 assim você tem um lindo registro em datas diferentes da gestação. O importante é refletir você!




4)  Os parentes amados! Quem levar para o seu ensaio. O papai tem que vir, nem que seja para duas ou três fotos… rsrsrs essa já é uma dica de ouro que escuto muito entre minhas clientes, já que culturalmente os homens são mais fechados e não gostam de serem fotografados. Um bom profissional saberá conduzir esse papai mais tímido durante todo o ensaio e assim aparecer em muitas fotos. Mas esse é um momento seu, e todos aqueles que acompanham sua gravidez e desejam participar devem vir ao ensaio, lembre que isso vai além das imagens, é um registro dos pais, tios, avós, que ficará guardado para sempre. Ah! Isso serve para seu pet também :) Agora imagine seu filho no futuro abrindo um lindo álbum com as fotos e você contando as histórias dessa época para ele.




5)  Nada mais cabe em mim! Que roupas usar no seu ensaio. Que roupas você usava 20 anos atrás? Lembre-se estamos guardando memórias, então imprimir seu estilo pessoal nas fotos é sempre a melhor opção, então procure peças que tenham um real significado para você, pode também ser acessórios ou objetos que identifiquem esse momento e que você gostaria de ter registrado. Claro que aquelas fotos lindas com um figurino encantador, tecidos esvoaçantes, que fazem você parecer ainda mais linda também são uma ótima opção e geralmente fornecidas pelo fotógrafo, mas como existem algumas trocas de roupas durante o ensaio, aproveite uma destas para dar esse toque pessoal. Outra dica é que as cores clássicas como branco e preto além de nunca saírem de moda, na fotografia, atraem o olhar para a barriga e as expressões do rosto.





6) Combinando com a turma toda. A roupa do papai.  Não costumamos sair vestidos feitos par de jarros na rua... rsrsrs mas em um ensaio fotográfico combinar as roupas das pessoas que irão participar criar uma harmonia importante nas fotos, passa a sensação de unidade, de família. Procure cores que se complementam ou que pertençam à mesma família, o famoso tom sobre tom. Procure ter ideias criativas, a camisa social do papai pode também ficar bem em você, sugira a seu fotógrafo, normalmente eles adoram essas ideias e sair um pouquinho da caixinha. Ouse, porque não?






7)  Agregando ainda mais emoção. As "coisinhas" do bebê. Estamos começando a escrever as primeiras páginas dessa linda história de amor, então procure trazer as coisinhas que tenham significado emocional para vocês, o primeiro sapatinho, a body que a vovó deu, o enfeite da porta da maternidade, o bichinho de pelúcia que vai ficar no quarto e aparecer em muitas outras fotos, uma roupinha que foi sua. Esse objetos quando remetem a momentos, lugares e pessoas tornam o ensaio ainda mais especial. Tudo isso vale muito a pena deixar eternizado em imagens que servirão para contar a história de seu bebê e de como ele foi amado e esperado por todos.





8) Realçando ainda mais a beleza do momento. Cabelo e maquiagem. Na fotografia de gestante existe aquela máxima, menos é mais, muito mais! E isso se aplica também ao cabelo e a maquiagem que deve ser leve, pouco carregada. Uma boa base, olhos bem marcados e um batom claro fazem muita diferença, assim mantemos o foco na barriga, a estrela de nosso ensaio. Muitos fotógrafo incluem maquiagem e cabelo em seus pacotes, então aprovei essa horinha antes dos cliques começarem para quebrar o gelo e ir se ambientando e batendo um papo com ele.





9)  Deixando os medos em casa. Estou me sentindo gorda! Essa é uma preocupação muito comum entre as futuras mamães, o quadril fica largo, os seios aumentam, as gordurinhas nas axilas se sobressaem, o nariz fica inchado, cicatrizes se tornam mais evidentes, enfim, o medo de sentir-se feia no ensaio faz com que muitas delas desistam de fazer, mas para isso tudo tem solução na fotografia, um bom profissional saberá guiar você através das poses a fim de extrair o que há de mais belo e esconder aquelas pequenas imperfeições que lhe incomodam, principalmente se o ensaio for no estúdio, onde os flashes fazem toda diferença no final. A única coisa que não tem solução é o arrependimento que acontece depois quando não fazem o ensaio. Converse com seu fotógrafo, assim sentindo-se mais segura os medos certamente ficarão em casa.





10)  Imprima, imprima, imprima! Faça um livro fotográfico! Não deixe suas fotos no mundo digital apenas. É uma excelente opção nos dias de hoje para compartilhar com amigos e parentes distantes, mas nada substitui o toque, aquela sensação do concreto, de poder sentir isso em suas mãos, de curtir os detalhes de cada foto desligada do mundo digital, no seu tempo, sempre ao alcance de uma prateleira. Existem inúmeras possibilidades no mercado com excelente qualidade, que duram muitos anos. Procure um fotógrafo que ofereça esse serviço, já é alguém que tem uma visão diferenciada, um carinho a mais por esse momento. Acredite, vale muito o investimento.







11)  Está chegando a hora! Cuidados antes do ensaio. Meu sobrenome é ansiedade, são apenas 9 meses que passam em uma velocidade assustadora, cada semana a mais essa sensação aumenta, ainda há tanto que fazer e o dia do ensaio está chegando! Respire, tudo vai dar certo… mesmo que já esteja difícil para dormir, que você já tenha feito xixi em todos os banheiros da cidade, o dia anterior é para relaxar, procurar ter a melhor noite de sono possível, alimentar-se bem antes se sair de casa, deixar decisões e problemas para o dia seguinte. Venha curtir esse dia que é só seu. Lembre-se.. é um momento de atenção, carinho e paciência, que além de imagens, estará eternizando esse momento de várias maneiras, com a sua cara, com as pessoas que ama ao seu lado, do jeitinho que sempre sonhou, então aproveite muito esse momento, como tem que ser! Curta muito!





12- Agora, porque não? Quando reservar seu ensaio. Você já sabe o sexo do bebê? Sim, a vida parece ser feita de significados, pois depois que descobrimos o sexo de nosso filho o tempo parece passar mais rapidamente e logo estamos nos dedicando nosso tempo para fazer tudo que for preciso para receber com todo amor e carinho a chegada desse serzinho tão especial, para que ele se sinta acolhido, amado e muito bem-vindo. Quanta coisa para pensar, resolver, arrumar, comprar e junto a isso tem um turbilhão de emoções que uma mulher passa na gravidez, é realmente uma deliciosa loucura! A dica é, reserve logo seu ensaio assim que souber o sexo do bebê! Tire isso logo da cabeça, menos uma preocupação, deixe as dúvidas de lado e confie em um profissional experiente, afinal ele faz isso todo dia e saberá lhe ajudar a encontrar a data certa de acordo com o seu perfil pessoal, pois cada gestação é diferente, ela é especial, única como você.

Lembre-se que atenção e carinho são fundamentais, de não deixar tudo para a última hora, que o ensaio precisa refletir você, ter a sua cara. Que estará criando lembranças para uma vida toda, então pessoas amadas devem participar. Roupas, acessórios, as coisinhas do bebê ganham um enorme significado quando tem valor emocional. Que você está ainda mais linda grávida. que esse momento é único, passa rápido! Que deve compartilhar seus medos com seu fotógrafo, mas que eles devem ficar em casa no dia de seu ensaio. Imprima, imprima, imprima! Nesse mundo cada vez mais digital e corrido que vivemos, esquecemos de criar momentos bons em nossas vidas. Chegar em casa, sentar no sofá da sala depois de um dia longo de trabalho, ver seu filho correndo em sua direção com aquela alegria que faz a vida ter sentido e escutar ele pedir pela enésima vez para pegar na estante da sala o livro fotográfico de quando ela ainda era barriga e ao seu lado, escutar as histórias daquela época, do cabelo que usava, que usar tecidos esvoaçantes era moda, que aquela foi a primeira roupinha que comprou logo que soube estar grávida, lembrar da vovó que dormiu na cadeira no dia do ensaio. A vida é feita de momentos, de história que criamos e compartilhamos com aqueles que amamos, e isso não tem valor, é inestimável!

É isso que me move, me emociona, me faz amar o que faço cada dia mais. Fazer parte da história de minhas clientes, retratando suas histórias, para que essas histórias sejam contadas para seus filhos no futuro é eternizar a vida!

Se você se identificou com meu olhar sobre a fotografia e com meu trabalho, adoraria poder fazer parte de sua história. Te convido a me enviar um email clicando aqui ou se estiver em seu celular basta clicar para abrir o WhatsApp


Estou ansioso para te conhecer e contar a sua história.


Um abraço carinhoso,


Ricardo Leão